Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica da Escola Bem Crescer é fundamentada na ideia central de que a melhor maneira da criança aprender é brincando. Isso porque, antes de mais nada, precisamos respeitar e estimular esse momento único da infância de cada pequeno. É através “do brincar” que muitos conhecimentos e aprendizados são captados pela criança.
Por outro lado, sabemos que os pequenos também precisam de orientações para criarem uma rotina e disciplina. Centramos, então, nossa proposta educacional na harmonização entre tais perspectivas (abordagem pedagógica com brincadeira direcionada e disciplina/rotina).
A partir de tal concepção, as atividades educacionais desenvolvidas no Bem Crescer, planejadas, sistematicamente pela equipe pedagógica, buscam educar os pequenos de maneira lúdica e criativa, sempre respeitando suas peculiaridades de desenvolvimento de cada faixa etária.
Assim, estimulamos os pequenos através de muita brincadeira direcionada para que elas possam bem crescer!
Com base no ideal de atuação exposto, o desenvolver pedagógico específico da instituição é direcionado com base nos seguintes nortes:
i – Metodologia Sociointeracionista
Nós, do Bem Crescer, adotamos a Metodologia Sociointeracionista no desenvolvimento dos pequenos por acreditarmos que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Essa metodologia entende que é por meio da interação com o outro, com o meio externo, e com a natureza, que a criança constrói, progressivamente, o conhecimento.
Nesse contexto, o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor ou transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios do Bem Crescer, nessa perspectiva.
Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza pela construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.
ii – Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil (BNCC);
iii – PIA (Plano Individual de Aprendizagem ofertado para cada Pequeno (a)), elaborado com base em eixos de aprendizagens concretas e a ser trabalho em conjunto com a família;
iv – RIA (Relatório Individual de Aprendizagem), elaborado com abordagens norteadas pelos eixos de aprendizagem do PIA e enriquecidos com imagens correlatas, a partir da qual se observa o desenvolvimento do (a)(s) pequeno (a)(s);
v – Imagens classificadas do (a) pequeno (a) de todo período anual na instituição;