Com o objetivo de explorar a música popular através da marchinha de carnaval, as turmas Bem Notáveis (Infantil IV – manhã e tarde) desenvolveram, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, o projeto “Cidade Maravilhosa” que contou com a coordenação da tia, Elaine Gonçalves, a professora Pedagoga, Amanda Sena, e a auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Laís Brás.
A proposta teve como objetivo ampliar o repertório cultural, histórico e paisagístico dos alunos de forma lúdica, além de trazer uma perspectiva local focando na cidade de Campina Grande.
O projeto contou com cinco etapas, as quais denominamos de vivências com as nossas crianças:
- Vivência 1:
Visualização de fotos de alguns pontos turísticos e lugares importantes da cidade de Campina Grande e a dinâmica “Nós no mundo” na Mesa de luz, quando os alunos exploraram a noção de localização geográfica, curiosidade e percepção visual nas escalas de mapas por fotos de Campina Grande, do Estado da Paraíba, do Brasil e do mundo, com a visualização do mapa mundi e do globo terrestre.
- Vivência 2:
Construção coletiva da cidade de Campina Grande na aula de Robótica. As crianças exploraram sua criatividade, assim como também coletividade, raciocínio espacial e consciência de proporções. Estimularam sua mente sobre quais peças funcionariam melhor, e quais aspectos de Campina Grande poderiam ser feitos e organizados, quão grande ou pequena poderia ser a criação, quais as cores e formas poderiam ser usadas, entre outras propostas.
- Vivência 3:
Pintura do cenário para a construção de uma minicidade estimulando, assim, a coordenação motora, a percepção visual, a comunicação, a criatividade, a sensibilidade e aumentando a capacidade de concentração e expressão dos nossos pimpolhos.
- Vivência 4:
Construção dos elementos da maquete usando a argila. Com esta atividade, os alunos desenvolveram a coordenação motora fina através da prática da modelagem de elementos de uma cidade. Por ser um material maleável, a argila é um excelente meio de estimular a criatividade, exploração tátil para a estruturação de várias formas e desenvolver a concentração. Pessoas, prédios, o Açude Velho, árvores, semáforo, casinha de cachorro, pedras e shopping foram construídos e por fim, com tantas construções legais, foi criada nossa maquete.
- Vivência 5:
Socialização da atividade de casa: desenho espontâneo do ponto turístico/lugar que o aluno mais gosta na cidade Campina Grande. De maneira espontânea, os pimpolhos expressaram seu gosto pessoal, exploraram a imaginação, autonomia, comunicação e assimilação do que foi aprendido em sala de aula. Ficaram muito felizes em socializarem suas atividades com os colegas.
Sem dúvidas, foram momentos de pura diversão! E para que vocês sintam um pouquinho desses dias de aprendizado e alegria de nossas crianças, trouxemos aqui um vídeo que eles mesmos fizeram de boas vindas e alguns registros que separamos para que vocês possam conferir. Vamos lá?!
Turmas Bem Notáveis (Manhã e Tarde):
- Vivência 1 (Turma Manhã):
- Vivência 1 (Turma Tarde):
- Vivência 2 (Turma Manhã):
- Vivência 2 (Turma Tarde):
- Vivência 3 (Turma Manhã):
- Vivência 3 (Turma Tarde):
- Vivência 4 (Turma Manhã):
- Vivência 4 (Turma Tarde):
- Vivência 5 (Turma Manhã):
- Vivência 5 (Turma Tarde):